A Defensoria Pública, dentre suas funções institucionais, atua na solução de conflitos que envolvam relações consumo e protegendo a consumidora e o consumidor, tanto na seara individual quanto na coletiva. Essa atuação abrange o âmbito preventivo, proativo e indenizatório, na área administrativa ou judicial. Também atua na regularização da moradia, garantindo o direito do cidadão de receber todos os serviços básicos, como água tratada, iluminação pública, coleta de lixo, pavimentação, entre outros. Para isso, atuará por meio da orientação e da busca pela solução consensual de conflitos, e se necessário, promoverá as ações e respostas em demandas envolvendo pessoas naturais e jurídicas e entes públicos, como o Estado e os Municípios. Atua, também, em ações de despejos, reintegração de posse, cobrança de dívidas, indenizações, obrigações condominiais, inadimplemento de contratos, acidentes de trânsito, retificação de Registro Civil, entre outros.
De forma exemplificativa, seguem demandas mais comuns relacionadas à área cível, alcançadas pelo serviço de assistência jurídica da Defensoria Pública:
Os atendimentos em demandas cíveis são realizados nas Unidades Oeste (Goiânia), Lozandes (Goiânia), Aparecida de Goiânia, Inhumas e Trindade.
Utilizamos cookies para melhorar a experiência no nosso site. Para mais informações acessenossas políticas.